Translate

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O início das buscas.

Bom, se para tudo existe um começo, naquele instante após a descoberta foi o "click" para iniciar a busca por informações.
Já tinha acesso a diversos sites de pesquisas de imigrantes, páginas e grupos de redes sociais, e a experiência de descobrir o lado dos antepassados europeus do meu lado materno.
Árvores genealógicas, certidões civis, listagem de ingresso em hospedarias para imigrantes, navios a vapor trazendo milhões de imigrantes da Europa.... assim comecei as pesquisas.
Como dizem manuais básicos sobre buscas para obtenção do reconhecimento de cidadania europeia, comecei a pesquisar por certidões civis; retrocedendo desde o meu registro de nascimento, para dos meus pais, avós, bisavós... Eis que descubro em poucos dias, o nome da cidade onde a família Ricardo se estabeleceu logo quando chegou da Itália - São Manuel do Paraíso - hoje conhecida como São Manuel, no interior do estado de São Paulo.
Fiz contato com o cartório civil da cidade, e fui muito bem atendido; obtive as informações necessárias de como devia proceder para realizar uma pesquisa profunda nos documentos e registros relacionados com meu avô e bisavô paterno.
Em uma semana recebi a noticia do oficial do cartório, que havia encontrado a certidão de casamento e de óbito do meu bisavô, e a de nascimento do meu avô também. Imediatamente solicitei uma segunda via em inteiro teor das três certidões para checar as informações, e ter a esperança de sanar todas minhas dúvidas quanto ao italiano Salvador Ricardo.
Após mais alguns dias, recebo em minha casa as certidões solicitadas, e a dúvida e questionamentos aumentaram... as idades, data e local de nascimento do meu bisavô em cada certidão constavam informações divergentes entre si. Um detalhe curioso, ele teria casado após a declaração da sua morte; conforme idade declarada nas certidões.
O principal fato importante que estava buscando, seria o nome da cidade italiana de onde vieram meus antepassados. Mas estava escrita de formas diferentes - Sessa Orango/ Sessa Orungo - e nada semelhante encontrava em sites de buscas ou mapas na internet.
Resolvi ir pessoalmente até a cidade de São Manuel, e verificar em loco as informações que obtivera, e tentar descobrir mais dados, registros, etc. Fazendo uma busca no site da prefeitura, encontrei um funcionário com sobrenome "Ricardo", lógico que deduzi que poderia ser um parente. Tentei contato pessoalmente, mas estava em serviços externos, e mesmo assim deixei meus contatos para um possível encontro.
Passei novamente no cartório e solicitei mais algumas certidões, cópias de habilitação de proclamas, registros dos trisavós, irmãos e esposa do meu bisavô. Fui no museu da cidade e descobri publicações da época do casamento do meu bisavô e de seu falecimento; e também do falecimento do meu trisavô - "João Ricardo";
naquele momento percebi que a família era importante na cidade. Cheguei a ir até o cemitério municipal tentar descobrir algo, mas onde constava o local informado de onde estava enterrado meu bisavô, já pertencia a outra família.
Parti de São Manuel em rumo a Ribeirão Preto, para encontra-me com o primo do meu pai que tinha informado sobre minha origem italiana. Passaram-se mais de 30 anos que não nos víamos, e tínhamos muitas histórias para contar um ao outro.
No caminho recebo uma mensagem no celular, aquela pessoa da prefeitura de São Manuel, realmente era um primo, bisneto do irmão do meu bisavô. E aquele sentimento que surge sem explicação, na busca pela minhas origens, minha cidadania italiana, traria muitas emoções e descobertas; e muitos primos estariam por surgir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário