Translate

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Sessa Aurunca - Caserta, Itália

Depois de mais de 30 anos, o reencontro com um primo do meu pai, que presenteou-me com a informação mais valiosa de toda minha busca - sobrenome Ricardo era proveniente da Itália.
Entre taças de vinhos e pedaços de pizzas, fomos relembrando histórias da família, eventos que estivemos presentes; e cada um contando o que acontecera em nossas vidas durante os últimos 30 anos.
Confesso que a busca por informações sempre nos leva a encontrar fatos bons e ruins. Histórias que gostaria de ter ouvido quando criança, por bisavós, avós, tios e pais; mas nem sempre ouviremos somente coisas boas e o que queremos escutar.
Fatos do passado foram revelados, que após 40 anos de idade não sabia, mas ajudaram-me a entender o que passou-se na minha infância, adolescência e juventude em relação ao meu pai. E mesmo descobrindo depois de muitos anos, nada é por acaso, e serviu como inspiração para continuar na busca de onde vieram os meus antepassados.
Recebi o contato do "primo" de São Manuel que encontrei na internet, e trocamos informações, fotos e dados sobre nossas famílias. E aos poucos descobrimos semelhanças entre nós, histórias que cada um viveu e que justificam muitas vezes a relação entre pai e filho. Porém como ele não conviveu diretamente com a família paterna, não tinha muitas informações a dar, mas prontificou-se a ajudar-me de alguma forma.
Passado algumas semanas, recebo um contato do cartório de São Manuel, informando ter encontrado uma habilitação de casamento do irmão mais velho do meu bisavô; e que constava a informação do nome da cidade italiana de onde vieram - SESSA AURUNCA, na Província de CASERTA.
Uma rápida pesquisa na internet e .... bingo! A cidade existe e o nome confere, agora sabia de onde vieram realmente, sem erro de escrita. Consegui o contato direto com o setor de registro civil (Anagrafe/Stato Civile) da cidade (Comune), enviei um e-mail solicitando a certidão de nascimento italiana do meu bisavô. Agora restava-me apenas esperar pela resposta.
Usando uma plataforma de árvore genealógica, e agora alimentando com mais informações obtidas através das certidões e registros do museu de São Manuel, fui informado que havia um usuário que também tinha semelhanças com minha árvore. Fiz um contato por e-mail e também fiquei no aguardo de um retorno.
Foram semanas de espera pela resposta dos e-mails, até que uma noite recebo uma resposta à solicitação que fiz em uma rede social. Era a usuária que tinha antepassados em comum com minha árvore. Trocando informações descobrimos que somos "primos" também, bisnetos dos irmãos Salvador Ricardo e Anna Ricardo, e compartilhamos todas as informações possíveis. Mas horas depois recebo um dos primeiros presentes de toda esta trajetória, ao finalizar meu computador, recebo um aviso na minha caixa de e-mail: na caixa de entrada constava a resposta do oficial de Registro Civil de Sessa Aurunca! O registro do meu bisavô foi encontrado e enviado em anexo, agora eu tinha a informação correta: SALVATORE RICCARDO, filho de GIOVANNI RICCARDO e CONCETTA GALLO, nascido em 08 de fevereiro de 1896.

Nenhum comentário:

Postar um comentário